O Dia Nacional do Líder Comunitário foi instituído por meio da Lei Nº 11.287/2006. Esta é uma data festiva, mas também de luta, pois muitos profissionais por atuarem diretamente nas comunidades e pelo papel político que exercem acabam recebendo ameaças e até mesmo sofrendo agressões físicas. O líder comunitário é aquele agente que busca soluções junto aos governos para os problemas do bairro em que atua. É ele que conhece de perto os problemas da comunidade e tem essa preocupação de cobrar providências perante a ausência do poder público, pois é a ele a quem os moradores se reportam.
Para homenagear esses homens e mulheres que, na maioria das vezes, abdicam de suas vidas pessoais para trabalhar em prol da comunidade, fazemos uso das palavras da secretária nacional do Movimento Popular Socialista (MPS), Maria de Jesus Matos, também líder comunitária, sobre a atuação desses profissionais. "Ser líder comunitário é pensar e atuar no coletivo, envolver-se com os problemas daquela população e achar uma solução para as suas demandas", afirmou ela, enfatizando que são eles que reivindicam em nome da comunidade a falta de água, de escola, de postos de saúde, de saneamento básico, enfim, das necessidades do bairro.
Nós, do PSB Nacional 40, temos orgulho de ter a reforma urbana entre nossas bandeiras prioritárias, previstas no Regimento Interno, pois ao se levantar a discussão desse tema também discutiremos o desenvolvimento urbano, que envolve a preocupação de não colocar as pessoas em determinados espaços onde não terão acesso a serviços básicos e, neste sentido, os líderes comunitários têm um papel fundamental em aprofundar este debate.
Nesta data, nossos cumprimentos e reconhecimento a todos os líderes comunitários!