A próxima edição do projeto “DF em Debate: Seminários sobre políticas públicas para o Distrito Federal” será dedicada à formulação de propostas que dialogam com os principais setores sociais em atuação no Partido Socialista Brasileiro. O encontro, no próximo dia 29/3 (sábado), reunirá representantes dos seis segmentos organizados da sigla para discutirem, junto com a população, propostas de respeito à diversidade humana. A dinâmica do evento, na Escola Grancursos (Setor de Indústrias Gráficas Sul, Quadra 01, Número 975), será a mesma adotada nas quatro edições itinerantes realizadas, desde outubro de 2013, no Plano Piloto, Sobradinho, Gama e Taguatinga. Durante toda a tarde, das 14h às 19h, cerca de 200 convidados estarão reunidos com o propósito de formular ideias que possam contribuir para a qualidade de vida dos moradores da capital do País. Os debates temáticos serão realizados com a participação dos segmentos socialistas, sendo eles: Mulheres, Juventude, Negritude, LGBTT, Movimento Popular e Movimento Sindical. Na avaliação do presidente regional da legenda, Marcos Dantas, o PSB tem demonstrado compromisso com todos os segmentos organizados, e o seminário vem para consolidar essa forma de fazer política, a partir da valorização da militância e dos setores sociais. “Não podemos pensar em políticas públicas para um governo socialista que não sejam apoiadas e referendadas pela sociedade, especialmente por aqueles que melhor conhecem as dificuldades e as necessidades dos agentes sociais”, analisa o presidente.
De acordo com a secretária de Organização dos Segmentos do PSB-DF, Mariana Salles, os movimentos sociais contribuem não só durante o processo de composição de políticas públicas, mas, sobretudo, no acompanhamento do cumprimento de ações voltadas, por exemplo, para a redução da violência contra a mulher, a diminuição dos casos de homofobia, o respeito e valorização da cultura africana, bem como a igualdade racial. “Por isso a importância de se organizar um evento que tenha como objetivo discutir, de forma transversal, políticas públicas voltadas para saúde, educação, cultura, segurança pública e desenvolvimento econômico, com o recorte para os atores mais vulneráveis da sociedade”, destaca a secretária.
Formato consolidado
Idealizado pela Fundação João Mangabeira (FJM) e pelo PSB do Distrito Federal, o DF em Debate já reuniu mais de duas mil pessoas, que aceitaram o convite de pensar uma nova forma de fazer política. Ao ouvir a população em debates promovidos em salas temáticas, em pouco mais de quatro meses, o projeto catalogou mais de 500 sugestões feitas por moradores de 33 cidades. Propostas que visam melhorar o atendimento público nas áreas de saúde, educação, segurança, esporte/ cultura e lazer, cidades (planejamento urbano, transporte e infraestrutura) e desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
Plano de governo
Ao final dos cinco encontros será organizado o “Seminário Distrital de Sistematização”. Na ocasião, a FJM e o PSB-DF apresentarão uma proposta de governo para o DF, a partir da reunião de políticas públicas formuladas com a contribuição dos participantes dos seminários itinerantes e de segmentos sociais da legenda.
A elaboração de um plano de governo, na avaliação do secretário de Planejamento do PSB-DF, Paulo Salles, é uma das coisas mais importantes numa campanha política. Considerado, pelo socialista, o momento em que as pessoas se unem no propósito de pensar propostas para melhorar as cidades onde vivem. “No entanto, essa forma de pensar o coletivo tem sido muito pouco valorizada na política atual. O PSB vem tentando resgatar essa prática de dar um grande valor ao plano de governo, feito antecipadamente e com a colaboração dos moradores do DF e a militância”, argumentou o secretário.
Desde o início de 2013, o PSB-DF trabalha com 12 núcleos temáticos responsáveis pela construção de diagnóstico sobre a realidade das cidades do Distrito Federal. Mais de 300 especialistas (entre acadêmicos e profissionais diversos) integram os grupos e estudam alternativas e soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores da capital federal.
Programação
14h – Credenciamento (apresentação cultural)
14h30 – Mesa de abertura com o presidente regional Marcos Dantas, o senador Rodrigo Rollemberg, a secretária especial da Executiva Nacional do PSB Mari Machado e o secretário de Planejamento do PSB-DF, Paulo Salles
14h50 – Apresentação dos Secretários dos Segmentos
15h30 – Plenária para debate – com inserções de atividades culturais
16h10 – Salas temáticas: Educação, Saúde, Cidades, Segurança, Cultura e Desenvolvimento econômico com sustentabilidade
Temas a serem abordados nas salas temáticas:
– Políticas públicas para Juventude
– Políticas públicas para Mulheres
– Políticas públicas para Negritude
– Políticas públicas para LGBTT
18h10 – Lanche
18h30 – Apresentação dos resultados das salas temáticas
18h50 – Encerramento
|
http://www.psbdf.com.br/
|