O Conselho Nacional de Economia Solidária convocou a 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária a ser realizada em Brasília/DF, de 27 a 30 de novembro de 2014, sendo precedida de conferências temáticas, municipais, territoriais e estaduais, com o tema:“Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”.
As elaborações dos planos municipais, territoriais, estaduais contribuíram para a para o Plano Nacional de Desenvolvimento da Economia Solidária.
A Conferência será uma oportunidade para:
a) Possibilitar que as elaborações e definições políticas nacionais tenham maior concretude em processos de desenvolvimento mais próximos a vida dos diversos sujeitos da economia solidária;
b) Permitir a construção de processos mais articulados e integrados de planejamento e implementação das políticas de economia solidária, considerando a diversidade e pluralidade dos sujeitos, o diálogo com outros processos territoriais e setoriais de desenvolvimento;
c) Gerar e fortalecer políticas locais de economia solidária, bem como, criar condições mais propícias no âmbito municipal, territorial e estadual para a promoção das políticas nacionais que possam fortalecer a economia solidária; e
d) Fortalecer as bases sociais e ampliar a força política e organizativa para conquistar políticas mais adequadas às necessidades e exigências da economia solidária e aos processos de desenvolvimento sustentável e solidário.
As Conferências Municipais, Territoriais e Estaduais terão como finalidade a elaboração dos planos re¬lativos às respectivas abrangências e estabelecer suas interações, bem como, elaborar proposições para o Plano Nacional.
Na elaboração desses planos serão considerados os seguintes aspectos;
EIXO I – CONTEXTUALIZAÇÃO DO PLANO: análise das forças e fraquezas (internas) e das opor¬tunidades e ameaças (externas) para o desenvolvimento da economia solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional.
EIXO II – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DO PLANO: definições estratégicas considerando a análise do contexto, as demandas dos empreendimentos econômicos solidários, à luz dos princípios, práticas e valores da economia solidária.
EIXO III – LINHAS DE AÇÃO DO PLANO: elaboração de diretrizes operacionais a partir de eixos estratégicos de ação que ofereçam subsídios para a formulação de metas e atividades.