O Fórum Social Mundial da Biodiversidade é uma etapa preparatória para a próxima conferência Climática da ONU – União das Nações Unidas, que acontecerá em Dezembro. Será um espaço aberto para a reflexão e diálogo sobre clima, agroecologia, meio ambiente, mercado de trabalho, biodiversidade e água. Essa é a proposta do Fórum Social Mundial da Biodiversidade (FSMBio 2015), que acontece em Manaus de 26 à 30 de janeiro. Com a ideia de que 'Um Outro Mundo é Possível', movimentos sociais, entidades públicas e organizações da sociedade civil debaterão o entendimento da dimensão do desenvolvimento sustentável na Amazônia como estratégia de oportunidades.
De acordo com o representante do MPS Nacional, Caio Silva, o Fórum será um espaço para debater sobre várias questões que vem afetando o meio ambiente, é também uma forma de se opor ao Fórum Mundial Econômico de Davos.
Os eixos são: Agroecologia, Segurança e Soberania Alimentar; Trabalho Decente e Transição Justa: Meio Ambiente sob a perspectiva sindical; Bacias hidrográficas como base de planejamento; Mudanças climáticas e Direitos Humanos; Biodiversidade, bioética e um outro Mundo é Possível. Para Santarém, a participação da sociedade civil e entidades governamentais é fundamental e "ajuda na construção do diálogo".
As inscrições podem ser realizadas em diversas modalidades, de voluntário a participante dos debates. O valor de inscrição para participantes é de R$ 10 por pessoa. As inscrições devem ser feitas com formulário online disponível no site da FSMBio 2015. Para mais informações, ligar para (92) 3183-4457/ 99465-5110/ 992024088 ou ainda pelo e-mail fsbma.am2015@gmail.com.
O evento em Manaus é uma etapa preparatória ao FSM da Tunísia, em março de 2015, e a próxima COP (Conference of the Parties, ou conferência climática da ONU), que acontece em dezembro deste ano na França). Confira a programação:
Dia 26/01 – Segunda-feira
8h às 17h – Credenciamento
15h às 17h – Concentração para Marcha de Abertura 'Um outro mundo é possível'
19h às 21h – Abertura com os Movimentos Sociais
Dia 27/01 – Terça-feira
14h às 18h – Tema: 'Agroecologia, Segurança e Soberania Alimentar'
Dia 28/01 – Quarta-feira
14h às 18h – Tema: 'Trabalho Decente e Transição Justa: Meio Ambiente sob a perspectiva sindical'
Dia 29/01 – Quinta-feira
14h às 18h – Tema: 'Bacias hidrográficas como base de planejamento'
Dia 30/01 – Sexta-feira
8h às 12h – Tema: 'Mudanças climáticas e Direitos Humanos'
14h às 17h – Tema: 'Biodiversidade, bioética e Um Outro Mundo é Possível!'
Fonte:http://portalamazonia.com/