O Movimento Popular Socialista (MPS) realizou no dia (27), seu IV Congresso Nacional, na Câmara Federal, plenário 10, em Brasília. A Secretária Maria de Jesus Matos Foi Reconduzida por mais um mandato que vai de Dezembro de 2014 à Dezembro de 2017 , O Congresso do MPS teve como tema: Fortalecimento da Candidatura Nacional do PSB e estratégia de atuação do MPS nos estados para a atual conjuntura eleitora.
Assim , foi dado inicio ao primeiro painel- O Papel e a importância dos Movimentos Sociais nas Eleições 2014 , que foi explanada pela companheira Dep. Federal Luiza Erundina-PSB/SP. A mesma falou sobre a autonomia dos movimentos sociais e que não podemos perder de vista esse momento ímpar em que vive o PSB no cenário Nacional, é preciso no apropriar desse debate para quer possamos fazer agenda com o Candidatos à presidência Eduardo Campos.
O Segundo Painel: Sustentabilidade e Mobilidade Urbana com Foco na Política de Acessibilidade, que foi apresentado pelo Dep. Fed. Drº Ubiali-PSB/SP que fez relatos sobre algumas proposições em tramitação na câmara sobre acessibilidade e deficiência como a PL 7470/2014 – de autoria d Dep. Fed. Valadare Filho – PSB/SE, PL 6570/2013 de autoria do dep. Fed. Romário – PSB/RJ, PL 231/2003 de autoria do Dep. Fed.-PSB/RJ e alguns projetos em tramitação no Congresso Nacional sobre o tema Sustentabilidade e Mobilidade Urbana.Esse painel contou com a participação Dep. Fed. Janete Capiberibe – PSB/AP informou sobre a dificuldade que a Região Norte tem em se locomover e que o descaso que o governo federal teve ao longo desses anos sobre um política especifica sobre a Mobilidade da Região Amazônica e que é preciso ter uma atenção nessa pauta. Existe a necessidade de uma politia de prioritária de acessibilidade para a região Norte.
O terceiro Painel : Lei Sobre as Catástrofes Ambientais que foi explanada pelo Dep. Fed. Glauber Braga – PSB/RJ, onde o mesmo relatou sobre os últimos acontecimentos de deslizamentos de terras, e que vivenciou na região aonde mora , depois informou que o Congresso Nacional avalia 11 propostas relacionada a catástrofes natural, como enchentes e deslizamentos de terra, em que a maioria dos projetos de lei foi apresentada depois da conclusão dos trabalhos da comissão especial da Câmara sobre medidas preventivas diante de catástrofes naturais, em 2011. O colegiado analisou as sugestões que tramitavam no parlamento, na época, e apresentou uma proposta de marco regulatório. O resultado foi a Lei de Proteção e Defesa Civil (12.608/12), a primeira do país a enfocar a prevenção em vez da resposta na ocorrência de desastres. Após informações foi dada oportunidade para a plenária fazer suas intervenções . o eventou contou também com a participação do Dep. Fed. Valadare Filho – PSB/SE e o Senador Capiberibe – PSB/AP.
Os eleitos para conduzir os trabalhos do MPS Nacional de dezembro de 2014 a dezembro de 2017 os Seguintes companheiros: Secretária Nacional do MPS, Maria de Jesus Matos, Coordenador Executivo de Ralações Internacionais, Cooperação Paradiplomacia e Políticas Estratégicas – Acilino Ribeiro, Coordenador Executivo de Políticas Públicas , Relações Institucionais e Participação Popular – Marcos Fabrício Guedes Monteiro de Morais , Coordenador de Articulação Social, Organização de base e Mobilização Popular – José Messias Andrade Junior, Coordenador Executivo de Formação Política, Educação Popular e Cultura Ideológica – Jailson Souza Silva , Coordenador Executivo de Finanças, Infraestrutura e Logística – Manoel Almeida da Silva, Coordenador Executivo de Mídias, redes e Comunicação Social – Nilce Maria Costa Dias, Coordenação Regional Nordeste – Edson Alves Leite, Coordenação Regional Sul e Sudeste – Robson Botelho, Coordenação Regional Centro Oeste – Daniel Lindoso Mota, Coordenação de Grupos, Associações comunitárias, sem tetos, moradores e Ambientais – Geana Fernanda de Mesquita da Rosa, Coordenação de Grupos Culturais e Esportivos – Karina Drummond Pinto, Coordenação de Direitos Humanos – Almezinda Moreno de Moura e Coordenação de Cooperativas e Economia Solidária – Felipe Rocha Martins