A Secretária Nacional de Movimento Popular Socialista (MPS), Maria de Jesus, participou, no dia 7 de março, do debate sobre o Estatuto e a Criação do Movimento de Mulheres Socialistas do Distrito Federal. A Secretária iniciou saudando a todas as mulheres presentes que acreditam neste novo desafio e falou que é um grande desafio a participação da mulher na política. “Atualmente somos 51,95% do eleitorado do País, e no Congresso não chegamos nem a 10% nessas ultimas eleições. Há apenas 45 mulheres na Câmara Federal.”
Maria de Jesus também informou que na ultima reunião da Executiva Nacional do PSB, a Senadora Lídice da Mata fez seu pronunciamento sobre a participação da mulher na política, e destacou que a luta tem que se dar a partir das cadeiras no Poder Legislativo. Para a senadora, a reforma política precisa ser clara para a participação das mulheres, é preciso que se estabeleçam metas e que até 2020 as mulheres sejam de 50% no legislativo.
A Secretária do MPS parabenizou as mulheres socialistas do Distrito Federal, e em especial Geralda Resende, “Gê”, pela iniciativa de criar o Movimento das Mulheres Socialistas do Distrito Federal, que atuará nas bandeiras de luta das mulheres, e em especial, a participação política como base representativa. “Sabemos que temos muito ainda no que avançar para que as mulheres possam participar efetivamente e representativamente no Poder Legislativo”, concluiu.