Em reunião da Executiva Nacional do Movimento Popular Socialista MPS, realizada em 17 de Maio em Brasília-DF, no hotel Aracoara MPS Nacional vem a publico informar deliberação sobre participação de sua militância na Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM.
O Movimento Popular Socialista se compromete com o fortalecimento do Movimento Comunitário Nacional em torno de um projeto nacional para o país que tenha como essência os problemas do povo brasileiro.
Por entendermos que o Movimento Comunitário é autônomo, e que seus representantes precisam debater os problemas na base e entendermos a importância da organização comunitária nas localidades municipais Estaduais e Nacional.
Lamentamos que o modelo da democracia representativa está ultrapassada e que não vem cumprindo com os seus objetivos . Recentemente a população Brasileira foi às ruas protestar, por um Brasil com mais justiça social e contra todo tipo de corrupção, e constatamos ausência do Movimento Comunitário representativo nesse contexto.
O MPS deve refletir o recado dos protestos de junho de 2013. Onde foi um alerta aos movimentos sociais. Acreditamos que existem no Brasil outras formas de organização comunitária que é possível.
Aprovamos pela saída dos integrantes do MPS em nível Nacional da CONAM, assim como a nossa não participação de seu congresso. Não vamos abandonar a luta, mas vamos dialogar com a sociedade, a fim de encontrar um caminho viável de construir um novo Brasil com oportunidades para todos.
Assim, o Movimento Popular Socialista acredita que o crescimento e respaldo se dão pela base com a participação de militantes nas associações de moradores, Uniões e federações, e não por partidos políticos.
Saudações Socialistas
Maria de Jesus Matos
Secretária Nacional do MPS/PSB
Executiva Nacional do MPS